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Ansiedade e outros transtornos psicossociais para os quais as empresas devem se ater

Não só a ansiedade, mas outros transtornos mentais, vêm ganhando destaque e sendo amplamente abordados pela mídia e por especialistas nos últimos tempos, além disso, a relação entre estes e o trabalho vem sendo demonstrada, até porque, existe um aumento de pessoas que estão desenvolvendo esses transtornos e se afastando do trabalho. O site G1, por exemplo, aponta que o Brasil tem o maior número de afastamentos por ansiedade e depressão em 10 anos, de acordo com o site, dados de 2024 mostram que o país registrou mais de 470 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais, sendo o maior número desde 2014, e dados, obtidos com exclusividade pelo G1, mostram que, no último ano, os transtornos mentais chegaram a uma situação incapacitante como nunca visto. Os riscos psicossociais são fatores que podem impactar a saúde mental e emocional dos trabalhadores e podem estar relacionados à:

1) Organização do trabalho;

2) Má gestão;

3) Exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções;

4) Comunicação ineficaz;

5) Sobrecarga de tarefas;

6) Conflitos interpessoais;

7) Pressão excessiva por resultados;

8) Ausência de suporte;

9) Salário incompatível com a quantidade de trabalho exigida;

10) Às relações interpessoais;

11) À cultura da empresa;

12) Às condições físicas do ambiente;

13) Falta de autonomia do empregado;

14) Assédio moral e sexual;

15) Metas excessivas;

16) Jornadas extensas;

17) Ausência de suporte;

18) Falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador;

19) Falta de controle sobre a forma como o trabalho é executado;

20) Precariedade laboral;

21) Falta de apoio das chefias ou dos colegas;

22) Desequilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Esses fatores podem causar estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental aos trabalhadores. Reforçando a necessidade de que os empregadores se atenham a saúde mental dos trabalhadores, tem-se o exemplo do burnout, que é uma síndrome caracterizada pelo esgotamento extremo devido ao trabalho, e foi oficialmente reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), e no Brasil essa classificação entrou em vigor em 1º de janeiro de 2025.

Isso indica que as empresas necessitam dar mais atenção para a saúde mental de seus trabalhadores, evitando que estes desenvolvam transtornos mentais e cuidando para a pronta recuperação daqueles que já os desenvolveram, isso porque, quanto mais tempo passa, maiores podem ser as consequências negativas para o trabalhador que não teve a assistência necessária e a orientação adequada quanto ao tratamento que deve fazer em caso de desenvolver ansiedade, burnout ou outra doença. No que a empresa pode ajudar prestando a assistência necessária e evitando qualquer pressão para que o funcionário não busque o tratamento adequado. Para mitigar os riscos psicossociais, as empresas podem: 

1) Distribuir as tarefas de forma equitativa;

2) Garantir que os prazos para cumprimento dos afazeres sejam razoáveis;

3) Incentivar a participação dos funcionários, dando a eles direito de fala e de se posicionarem, o que pode ajudar até mesmo a compreender o que pode estar errado no ambiente de trabalho;

4) Promover um ambiente de trabalho positivo, evitar fofocas, repreensões desnecessárias, desavença entre os funcionários, e qualquer ação que possa causar constrangimento.

5) Oferecer programas de bem-estar;

6) Disponibilizar acesso a serviços de apoio psicológico, orientar e permitir que os funcionários realizem o tratamento devido quando necessário;

7) Capacitar as equipes quanto aos riscos psicossociais e as formas de prevenção;

8) Realizar treinamentos e reuniões de feedback, para entender como está o ambiente de trabalho;

9) Oferecer benefícios corporativos;

10) Avaliar o ambiente de trabalho e solucionar os problemas encontrados que possam colaborar para o desenvolvimento de doenças psicológicas.

Esses são apenas alguns exemplos do que são e do que pode causar doenças psicossociais, e formas de evitar ao máximo a ocorrência destas devido ao trabalho, e também a necessidade de prestar atenção nos riscos psicossociais existentes no ambiente de trabalhos, tendo em vista a importância que se vem dando a essas doenças, e que consequentemente imputa a empresa uma maior responsabilidade.

Para saber mais sobre o assunto e como garantir que sua empresa cumpra adequadamente com o que determina a legislação, bem como, alinhada com os conceitos de ESG, entre em contato com a gente. Veja também nossos outros artigos como o NR1 e a obrigação de as empresas informarem os riscos psicossociais que geram doenças como estresse e burnout no trabalho e Abril Verde mês de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho.

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