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Outubro Rosa: Mês de conscientização sobre o Câncer de Mama

A campanha do Outubro Rosa, tem como objetivo motivar e conscientizar a população e os profissionais de saúde quanto as ações de controle e o cuidado integral relativos ao câncer de mama, com foco na prevenção e na detecção precoce. Visa a mobilização social e reforça mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, alertando para o fato de que quanto antes for detectado maiores são as chances de cura, por isso exames rotineiros são essenciais.

Essa campanha vem sendo considerada uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção do câncer, de forma mais ampla, incluindo também o câncer do colo do útero, por isso sua importância.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil, com grandes desigualdades regionais e maior incidência e mortalidade nas Regiões menos desenvolvidas do País, em especial a Região Norte.

A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade pelo câncer de mama.

Já o câncer do colo do útero pode ser praticamente 100% prevenível por vacina e rastreamento, sendo a recomendação atual de dose única para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, por ser mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. Também está disponível no SUS para pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos, que apresentam maior risco de desenvolver câncer e complicações relacionadas ao HPV, e estão incluídas as pessoas, nessa faixa etária ampliada, que foram vítimas de violência sexual, devido ao risco aumentado de desfechos negativos relacionados ao HPV, e também as portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR).

Assim, a população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde e a de seus familiares, como no caso da vacinação, e as empresas podem auxiliar nesse aspecto, passando informações necessárias sobre esse tipo de câncer para suas colaboradoras e seus colaboradores, podendo se aproveitar do mês de outubro para dar mais foco a essas informações.

Informações como as relativas a prevenção primária do câncer de mama que consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença, como por exemplo, a prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, são ações que estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama, a própria amamentação também é considerada um fator protetor. São informações que podem ser repassadas pelas empresas a seus funcionários.

As empresas podem aderir à campanha outubro rosa e implementar em sua sede no mês:

1) Iluminação e decoração rosa, como: balões, cartazes e laços rosas nos ambientes. Podem também sugerir que em um determinado dia os funcionários vistam uma peça de roupa rosa.

2) Promover eventos com especialistas falando sobre o tema.

3) Divulgar informações sobre o assunto nas redes sociais que têm uma abrangência maior, até mesmo externa a empresa, e também em meio físico com a distribuição de panfletos com orientações para suas funcionárias e seus funcionários.

4) Podem ser oferecidos programas de saúde complementar como planos de saúde, parcerias com laboratórios e até mesmo academias ou profissionais voltados a saúde física, que influencia na prevenção dessas doenças.

5) Apoio as funcionárias que estão passando ou já passaram pela doença, como assistência psicológica. O que inclusive, pode ser feito permanentemente e não só em outubro.

Aderir à campanha, traz benefícios a empresa que demonstra valorizar seus talentos, e com isso fortalece o vínculo com os funcionários, pois, colaboradores saudáveis e satisfeitos no trabalho são mais propensos a alcançar bons resultados e a quererem se manter no emprego, evitando assim grande rotatividade o que ajuda o desenvolvimento do estabelecimento que conta com profissionais experientes em suas respectivas áreas de trabalho.

Sendo esta inclusive uma estratégia que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento profissional de cada pessoa da equipe e consequentemente da empresa, além de demonstrar para os consumidores e investidores que a empresa possui uma cultura organizacional que presa pelo cuidado e empatia com seus funcionários, os familiares destes e com a própria sociedade, atraindo mais visibilidade e confiança.

Para saber mais sobre o assunto e como garantir que sua empresa cumpra adequadamente com o que determina a legislação, bem como, alinhada com os conceitos de ESG, entre em contato com a gente. Veja também nossos outros artigos, como o FUNDACENTRO lança folheto sobre mudanças climáticas e segurança e saúde no trabalho.

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