Área do Cliente

Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

As ações promovidas no Novembro Azul, são uma oportunidade para sensibilizar homens, gestores e profissionais de saúde sobre o autocuidado e cuidado integral da saúde, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento. Tem como meta a promoção, proteção e prevenção para saúde integral da população masculina.

O câncer de próstata é o segundo mais comum e também é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima mais de 70 mil novos casos da doença por ano até 2025, conforme a Pastoral da Criança. Sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas segundo o site biblioteca virtual em saúde que também aponta que no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, especialistas apontam que os sintomas são:

• Dor óssea;

• Dores ao urinar;

• Vontade de urinar com frequência;

• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

De acordo com o Ministério da Saúde, realizar os testes de câncer de próstata, como o toque retal e o PSA, é essencial para detectar precocemente esse tipo de câncer, sendo o diagnóstico precoce a principal forma de garantir a cura do câncer de próstata.

Por isso, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. O Instituto Vencer o Câncer apresenta como Fatores de risco:

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• Obesidade;

• Dieta.

Alguns especialistas apontam que a prevenção do câncer de próstata envolve a adoção de hábitos saudáveis, como por exemplo: 

  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com restrição de gorduras, especialmente de origem animal;
  • Praticar pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
  • Manter um peso saudável;
  • Evitar o consumo de álcool;
  • Evitar o hábito de fumar;
  • Realizar exames de rotina e consultas médicas periodicamente.

Assim tendo em vista a importância dessa conscientização, as empresas podem aproveitar o mês de novembro e também fazerem campanhas conscientizando sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata, o que com certeza ajuda na divulgação e a ampliar o conhecimento sobre o tema. Para tanto pode aplicar as seguintes ações:

1) Palestras – Dar palestras para seus colaboradores com especialistas que deixem claro a forma de prevenção, os riscos e as consequências que o câncer de próstata acarretar.

2) Dia de check-ups – Oferecer um dia de check-ups levando um especialista na própria empresa, caso tenha espaço adequado para isso, ou então, incentivando que seus funcionários vão fazer exames de próstata no mês de novembro, podendo inclusive dar alguma bonificação ao funcionário que fizer os exames como um dia de folga ou meio turno para isso.

3) Apoio a saúde mental masculina – Pode ser interessante levar psicólogos para conversar com toda a equipe e também em separado sobre o assunto, as principais questões que tendem a dificultar que os homens procurem fazer exames de próstata. E também dando apoio para àqueles que estão enfrentando essa doença.

4) Incentivos – Incentivar a práticas de esporte e de uma boa alimentação, o que pode ser feito por meio de convênios com academias e profissionais da área, assim facilita o acesso dos funcionários a esse tipo de serviço e acaba incentivando a prática.

5) Decoração – A empresa pode fazer uma decoração voltada a conscientização do quanto a prevenção ao câncer de próstata é importante, bem como entregar material como panfletos e e-books com orientações sobre o tema.

6) Marketing – A empresa pode investir em campanhas internas e externas como nas redes sociais conscientizando sobre o câncer de próstata.

7) Dia da Roupa Azul – Pode fazer um dia para que todos da empresa vão com uma peça de roupa azul e aproveitar para reforçar sobre o que se trata a campanha novembro azul e passar orientações sobre as formas de prevenção e fatores de risco para o câncer de próstata.

Essas são algumas ações que a empresa pode ter para engajar na campanha do novembro azul e com isso demonstrar ter preocupação e cuidado para com a saúde de seus funcionários e consequentemente, responsabilidade social, o que é considerado ponto positivo para na visão de consumidores e investidores, que cada vez mais buscam por empresas conscientes e que tratem bem seus colaboradores.

Para saber mais sobre o assunto e como garantir que sua empresa cumpra adequadamente com o que determina a legislação, bem como, alinhada com os conceitos de ESG, entre em contato com a gente. Veja também nossos outros artigos, como o Outubro Rosa: Mês de conscientização sobre o Câncer de Mama.

Conheça o ProSiG

O software indispensável para acesso e atendimento aos requisitos legais aplicáveis, determinados de acordo com as características, peculiaridades e atividades da sua empresa!

Artigos em Destaque

Categorias

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.