O mês de maio é o mês em que se intensificam as ações de conscientização sobre a segurança no trânsito em todo o mundo com o Movimento Maio Amarelo. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020, o movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A mensagem central ressalta que “A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Para isso, é fundamental que a responsabilidade individual se torne uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades e rodovias em espaços mais seguros e inclusivos para todos.”.
O Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade diz que em 2024 houve um aumento de 10% do número de mortes nas rodovias federais, e que a análise das causas de acidentes revela que, em 2024, a desatenção foi responsável por 42% das ocorrências. Foram 28.522 acidentes causados por reação tardia do condutor (10.912); ausência de reação do condutor (10.658) e acessar a via sem observar a presença dos outros veículos (6.952). E que além disso, imprudência, excesso de velocidade e consumo de álcool continuam a figurar entre as principais causas de sinistros.
Desta forma, a campanha se torna cada vez mais importante, e as empresas podem aderir a ela, principalmente aquelas que possuem atividades que envolvam veículos. Para isso, podem promover a campanha maio amarelo das seguintes formas:
Distribuir Kits informativos e brindes – O que pode ser feito tanto para os funcionários quanto para pessoas externas que frequentem sua sede ou até mesmo promover campanhas externas;
Checklist de segurança – Pode ser distribuído junto aos Kits informativos, colocado em quadro de avisos ou ainda feito um treinamento sobre ele, que podem envolve: conferencia dos freios; da pressão dos pneus; se os pneus estão carecas; os faróis; água e óleo; e o cinto de segurança;
Treinamentos e workshops – Treinamentos e workshops que falem sobre os cuidados que se deve ter e os ricos que se corre no transito;
Doação de sangue – Promover campanhas de doação de sangue durante o mês de maio também é uma boa opção, isso porque muitas vezes o sangue é necessário para pessoas que sofrem acidentes de transito, sendo uma forma de lembrar a importância dos cuidados e ainda fazer uma boa ação;
Palestras – Promover palestras que tratem sobre a conscientização de trânsito para seus funcionários;
Decorar a empresa e os veículos – Decorar a empresa e os veículos com as cores e símbolos da campanha ajuda na conscientização.
Para saber mais sobre o assunto e como garantir que sua empresa cumpra adequadamente com o que determina a legislação, bem como, alinhada com os conceitos de ESG, entre em contato com a gente. Veja também nossos outros artigos como o NR-9: Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos.