Área do Cliente

Fevereiro Roxo e Laranja

O mês de fevereiro é dedicado a conscientização e combate a quatro doenças graves que atingem milhões de brasileiros: lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia. A cor roxa representa lúpus, fibromialgia e Alzheimer e a laranja a leucemia.

Lúpus é um distúrbio crônico que provoca uma produção excessiva de anticorpos o que causa inflamação nos rins, pulmões, pele e articulações, a forma mais comum e grave é o lúpus sistêmico que Segundo o Ministério da Saúde é a forma mais séria da doença e também a mais comum afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

Fibromialgia causa dores generalizadas nas articulações, músculos e tendões, além de outros, podendo provocar até mesmo depressão, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, de sete a nove são mulheres.

Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que compromete a memória as funções cognitivas e as relações sociais, No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, e seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Essas são doenças que embora não possuam cura podem ser tratadas com diagnóstico precoce e tratamento contínuo, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes.

Já a leucemia é um câncer grave que atinge os glóbulos brancos que são responsáveis pela defesa do organismo, dentre seus sintomas estão anemia, fadiga, perda de peso, febre e dor nas articulações, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce para um tratamento eficaz, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos.

Desta forma, apoiar a campanha roxo e laranja do mês de fevereiro é fundamental para informar, educar e quebrar estigmas existentes em relação a estas doenças, pois o tratamento precoce pode ser o melhor remédio para estas, dando uma melhor qualidade de vida aos pacientes e prevenindo o agravamento.

As empresas podem participar da campanha Fevereiro Roxo e Laranja 2025 de várias formas, como por exemplo:

1) Divulgar informações: Compartilhar materiais educativos nas redes sociais, em canais de comunicação interna e externo, bem como por meio físico, como panfletos;

2) Apoiar instituições:  o apoio a instituições que ajudam pacientes com essas doenças é importante e pode fazer muita diferença, por menor que seja; 

3) Promover ações de conscientização: pode realizar palestras, seminários, rodas de conversa, e outros; 

4) Decorar o ambiente de trabalho: Usar elementos que representem a campanha, como as cores, junto a mensagens que conscientizem sobre essas doenças e a necessidade de um diagnóstico precoce e que a prevenção é a melhor alternativa;

5) Distribuir kits informativos: Fornecer dados sobre as doenças e dicas de saúde a seus funcionários e outras pessoas;

6) Incentivar a doação de medula óssea: Orientar os colaboradores sobre a doação, o que é, como é feita, os benefícios advindos desta e incentivar para que façam a doação;

7) Promover a solidariedade: Oferecer suporte emocional para quem enfrenta as doenças;

8) Apoiar a pesquisa: Investir em pesquisas que contribuam para o avanço no tratamento das doenças é uma atitude e que se destaca;

9) Lutar contra o estigma: Participar de discussões e ajudar a reduzir o estigma em torno das doenças é um passo importante;

10) Não discriminar: não ter nenhuma ação que possa causar constrangimentos ou qualquer tipo de desconforto a colaboradores que tenham alguma dessas doenças e orientar a todos os funcionário para que não tenham.

Ao ajudar na prevenção e tratamento dessas doenças, a empresa demonstra ter responsabilidade social, e ao dar a devida atenção a funcionários acometidos por uma dessas doenças e ajudar na prevenção destas, demonstra dar um tratamento digno a seus colaboradores, que é o que consumidores e investidores esperam nos dias atuais.

Para saber mais sobre o assunto e como garantir que sua empresa cumpra adequadamente com o que determina a legislação, bem como, alinhada com os conceitos de ESG, entre em contato com a gente. Veja também nossos outros artigos como o Janeiro Branco:  mês de conscientização sobre a saúde mental e emocional.

Conheça o ProSiG

O software indispensável para acesso e atendimento aos requisitos legais aplicáveis, determinados de acordo com as características, peculiaridades e atividades da sua empresa!

Artigos em Destaque

Categorias

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.