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Doação de sangue e responsabilidade social das empresas

A doação de sangue é um ato voluntário, que possui viés altruísta e solidário e que ajuda a salvar muitas vidas, sendo de grande importância social, pois não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações, além de seu consumo ser diário e contínuo, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

No Brasil temos a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, que tem por finalidade garantir a autossuficiência do País nesse setor e harmonizar as ações do poder público em todos os níveis de governo, sendo implementada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados – SINASAN, por meio da Rede de Serviços de Hemoterapia e dos centros de produção de hemoderivados (Art. 8º da Lei nº 10.205/2001).

É o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada e Temática, que coordena as ações do SINASAN, fixa e atualiza normas gerais relativas ao sangue, nas áreas de atenção hemoterápica e hematológica, estabelece mecanismos que garantem reserva de sangue, componentes e hemoderivados e sua mobilização em caso de calamidade pública, avalia e acompanha o desempenho técnico das atividades dos Sistemas Estaduais de Sangue, Componentes e Hemoderivados.

A Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH/DAET/SAES/MS) elabora políticas que promovem o acesso da população à atenção hematológica e hemoterápica de forma segura e com qualidade, e realiza e desenvolve suas atividades em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Na atenção hematológica, inclui-se a gestão da atenção às coagulopatias e a Política de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias.

As empresas podem incentivar a doação de sangue, o que pode fazer parte das campanhas voltadas para a parte social do negócio, que estão cada vez mais em voga, além de estar a responsabilidade social atrelada ao lucro, pois investidores e consumidores buscam cada vez mais comprar e ter seus nomes associados a empresas que têm o olhar para o bem da sociedade. E ainda demonstra aos funcionários que se preocupa com o lado humano, gerando mais engajamento por parte destes com a filosofia do ambiente de trabalho por ser uma atitude que simboliza empatia.

Existem várias formas da empresa incentivar essa doação, como, por meio do fornecimento de informações sobre quem pode doar e as vantagens em fazer essa doação, tal como, a garantia de faltar 1 (um) dia de trabalho sem prejuízo do salário a cada doze meses dada pelo Art.473 da CLT para aqueles que doarem sangue de forma voluntária e com a devida comprovação.

Ainda, em alguns Estados existem benefícios específicos, os quais podem ser informados aos colaboradores como forma de incentivo, por exemplo, direito a meia entrada em eventos, isenção na inscrição de concursos públicos de âmbito estadual, benefício a doadores regulares de sangue com exames de hemogramas gratuitos, atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, etc., dentre outros.

Sendo importante a empresa procurar saber antes de iniciar a campanha, se o Estado no qual se encontra sediada, possui alguma forma de incentivo a doação de sangue para fazer a divulgação de todos os benefícios que seus colaboradores poderão ter ao fazerem essa doação, isso pode ser mais eficiente, pois os benefícios serão maiores, além de demonstrar que a empresa está atenta a tudo que diz respeita a essa questão e que não promove uma campanha apernas de forma superficial.

Também podem ser realizadas palestras conscientizando sobre a doação de sangue e incentivando, a produção e divulgação de materiais informativos sobre o tema, dentre outras ações. Para se ter uma noção do quanto pode ser feito por uma empresa em relação a doação de sangue, a doação feita por uma única pessoa enche uma bolsa de sangue que consegue ajudar aproximadamente 4 pessoas, se em uma empresa 5 funcionários decidirem doar sangue o benefício será grande, pois, mesmo que a princípio o número de colaboradores aparente ser pequeno no final o resultado é grande, além do que, um acaba por incentivar o outro e assim outros funcionários acabam doando também.

Como se não bastasse os incentivos dados pela CLT e alguns Estados, a própria empresa pode se engajar e conceder benefícios à funcionários que doem sangue. Para a doação os seguintes critérios básicos devem ser observados e é bom ser difundido dentro da empresa:

– Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doas sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carta de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, passaporte, Registro Nacional de estrangeiro, Certificado de reservista e carteira profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;

– Pesar no mínimo 50Kg;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; e

– Estar alimentado: Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Além de estar cumprindo com a responsabilidade social, as empresas que desenvolvem programa de esclarecimento e incentivo aos seus funcionários para à doação voluntária e regular de sangue e ao cadastramento para a doação de medula óssea, podem ter acesso ao Selo Empresa Solidária com a Vida, destinado às empresas que desenvolvam esses programas, conforme a Lei Nº 13.289, de 20 de maio de 2016. A empresa que aderir ao programa tem a prerrogativa de utilizar o Selo Empresa Solidária com a Vida em suas peças publicitárias, o que pode atrair maior visibilidade social.

As empresas que receberem esse selo serão inscritas no Cadastro Nacional de Empresas Solidárias com a Vida e a partir deste, em cada Estado brasileiro, anualmente, serão premiadas 5 (cinco) empresas com o título Empresa Campeã de Solidariedade, selecionadas a partir das ações desenvolvidas de incentivo à doação de sangue e ao cadastramento de doadores de medula óssea. O objetivo do programa Selo Empresa Solidária com a Vida é:

I – Distinguir e homenagear empresas com preocupação social e solidária com a vida;

II – Informar e orientar os trabalhadores sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea e sobre os procedimentos para fazer o cadastro no registro oficial de doadores de medula óssea;

III – estimular as empresas a concederem ao trabalhador oportunidade e condições para ir a banco de sangue ou hemocentro a fim de doar sangue e cadastrar-se como doador de medula óssea.

Assim, a adesão das empresas com campanhas e divulgação de informações sobre a doação de sangue e de medula óssea é uma forma de salvar vidas e se ater a responsabilidade social, mostrando para a sociedade, investidores e para seus próprios funcionários que se preocupa com as pessoas. Devendo isso ser levado em consideração, pois é uma ação de fácil implementação e traz grandes benefícios sociais e para a própria empresa.

Para saber mais sobre o assunto e como garantir que a empresa tenha ações condizentes com o que se espera de responsabilidade social, bem como ter uma empresa que atende as exigências legais e alinhada com os conceitos de ESG, entre em contato com a gente.

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