Área do Cliente

Dezembro Vermelho

O mês de dezembro é chamado de Dezembro Vermelho por se o mês de luta contra a AIDS, HIV e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), sendo de extrema importância a prevenção e testagem para estas e outras doenças sexualmente transmissíveis. Assim o Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra essas doenças e busca chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, como por exemplo, os beneficiários de planos de saúde têm direito a coberturas obrigatórias que permitem o diagnóstico e o acompanhamento da Aids e as operadoras de planos de saúde estão proibidas de recusar clientes em função de serem portadores de doenças preexistentes – como os portadores do vírus HIV – não podem excluir beneficiários usando estes motivos.

Agência Nacional de Saúde Suplementar diz que nos últimos dez anos, o Brasil registrou queda de 25,5% na mortalidade por Aids. Apesar da redução, cerca de 30 pessoas morreram de aids por dia no ano passado. E que De acordo com o Ministério da Saúde, 92% das pessoas em tratamento no país já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.

As empresas devem se atentar para que não pratiquem qualquer tipo de discriminação com as pessoas que vivem com HIV/AIDS, bem como, para que seus funcionários não pratiquem, isso não só para que estejam adequadas as práticas ESG, e demonstrem ter cuidado para com seus funcionários o que hoje tanto os consumidores quanto os investidores esperam.

Mas também, porque a legislação proíbe práticas discriminatórias, a Constituição Federal prevê em seu inciso I do Art.7º a proteção da relação de emprego contra demissão arbitrária ou sem justa causa, a Lei nº 9.029/1995 proíbe a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de trabalho, ou de sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros, e o Superior Tribunal do Trabalho combate qualquer tipo de dispensa arbitrária e discriminatória, em homenagem ao princípio da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da não discriminação.

Assim, as empresas não só devem evitar discriminações no ambiente de trabalho, como podem ajudar na conscientização contra. Podem aproveitar o Dezembro Vermelho para se engajarem no tema, para isso podem:

1) Distribuir materiais educativos: pode fazer a distribuição desses materiais tanto impressos quanto digitais;

2) Organizar eventos de conscientização: como palestras com esclarecimentos sobre tema, explicando por exemplo, a diferença entre AIDS e HIV;

3) Incentivar a realização de exames;

4) Divulgar nas mídias sociais: Utilizar as redes sociais para divulgar a campanha e informações sobre o tema;

5) Parcerias com instituições de saúde: pode fazer parcerias com organizações comunitárias e instituições de saúde para dar maior repercussão ao tema e a formas de prevenção, tratamento, etc.;

6) Promover campanhas de doação: pode pesquisar instituições que lidem com a prevenção e tratamento do HIV e da AIDS, divulgar a campanha e arrecadar doações para essas instituições;

7) Enfeitar o escritório: personalizar o ambiente de trabalho com mensagens e informações sobre a AIDS e HIV, e até mesmo seus veículos.

Para saber mais sobre o assunto e como garantir que sua empresa cumpra adequadamente com o que determina a legislação, bem como, alinhada com os conceitos de ESG, entre em contato com a gente. Veja também nossos outros artigos, como o Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata.

Conheça o ProSiG

O software indispensável para acesso e atendimento aos requisitos legais aplicáveis, determinados de acordo com as características, peculiaridades e atividades da sua empresa!

Artigos em Destaque

Categorias

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.