Image

FICA PROIBIDO O FORNECIMENTO DE PRODUTOS DE PLÁSTICO NA CIDADE DE SÃO PAULO

22/01/2020

No dia 14 de Janeiro de 2020, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sancionou a Lei N° 17.261, que dispõe sobre a proibição de fornecimento de produtos de plástico na cidade.

 

Em 2019 já havia sido proibido o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico, tendo agora a Lei N° 17.261/20 abrangido a proibição para copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis.

 

Outras cidades já proibiram o uso de canudos de plástico.

 

Por ser um tema bastante polêmico, gera opiniões distintas.  De um lado estão os que acreditam que esse tipo de norma não seja a melhor solução para o problema, pois não mexe no ponto X da questão, que seria investir em uma política de resíduos sólidos eficaz. Por outro lado há quem acredite que esse tipo de proibição já contribui muito para um ambiente mais sustentável e uma futura geração mais consciente.

 

A expectativa é de que outras cidades sigam o exemplo de São Paulo abrangendo a proibição do uso de canudos de plásticos, para copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões feitos do mesmo material.

 

Segundo estudos realizados pelo World Wide Fund for Nature - WWF baseado em dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico do mundo. Pode até ser que essa não seja a melhor e a mais eficaz solução para minimizar o problema do consumo excessivo de plástico e a incorreta destinação do resíduo no país, mas toda a atitude voltada para melhorias do meio ambiente são de grande valia e o planeta agradece.   

  

Fontes: 

https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico

http://documentacao.saopaulo.sp.leg.br/iah/fulltext/leis/L17261.pdf

 

 

 

software de gestão de requisitos legais, Sistema de Gestão de Requisitos Legais, Gestão de Requisitos Legais, Gerenciamento de Requisitos Legais, Consultoria em Gestão de Requisitos Legais, Treinamento em Gestão de Requisitos Legais , Auditoria em Gestão de Requisitos Legais, software de gestão de requisitos legais, Sistema de Gestão de Requisitos Legais, Gestão de Requisitos Legais, Gerenciamento de Requisitos Legais, Consultoria em Gestão de Requisitos Legais, Treinamento em Gestão de Requisitos Legais , Auditoria em Gestão de Requisitos Legais, software de gestão de requisitos legais, Sistema de Gestão de Requisitos Legais, Gestão de Requisitos Legais, Gerenciamento de Requisitos Legais, Consultoria em Gestão de Requisitos Legais, Treinamento em Gestão de Requisitos Legais , Auditoria em Gestão de Requisitos Legais, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 / ISO 45001, SA 8000/ NBR 16001, NBR ISO 9001, NBR ISO 50001, NBR ISO 22000.

 

 

 

 

Solicite um orçamento